top of page
Buscar
  • Foto do escritorCOOPERTEC RS

Metais Pesados: riscos do descarte inadequado.

O descarte correto de resíduos eletroeletrônicos é um tema relevante e fundamental para o bem-estar da sociedade e do meio ambiente. A COOPERTEC, como a única cooperativa especializada nesse tipo de coleta no estado do Rio Grande do Sul, desempenha um papel importante na região metropolitana de Porto Alegre, tornando-se um dos principais pontos de coleta.

É essencial entender por que o descarte adequado é tão relevante para a sociedade como um todo. Muitas vezes, não damos o devido destaque a esse assunto, e é importante conscientizarmos sobre os benefícios a longo prazo que o descarte correto traz para todos nós.

Por trás de placas de circuitos eletrônicos, telas de LCD, tubos de aparelhos de televisão e telas de telefones celulares, bem como baterias presentes nesses dispositivos, encontramos metais pesados como chumbo, mercúrio, níquel e cádmio. Esses elementos químicos possuem alta densidade e são tóxicos em baixas doses, ou seja, a contaminação do solo e da água pode ocorrer mesmo com uma pequena fração desses metais presentes nos resíduos. Eles podem chegar até nós, seres humanos, quando ingerimos água contaminada, causando problemas graves à saúde. Os metais pesados não são facilmente absorvidos nem expelidos pelo nosso corpo, o que torna os riscos ainda maiores.

Doenças neurodegenerativas, como Parkinson e Alzheimer, bem como problemas cognitivos, depressão, autismo, compulsão e transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), têm sido associados aos danos causados por esses metais no sistema nervoso central.

Portanto, o descarte adequado de resíduos eletroeletrônicos é imprescindível para evitar a contaminação ambiental e proteger a saúde da população. Iniciativas como a da COOPERTEC são fundamentais para incentivar a reciclagem e o tratamento adequado desses materiais, evitando que eles se acumulem em aterros sanitários ou sejam descartados de forma inadequada, representando riscos à natureza e à saúde humana.

Ao apoiarmos e participarmos de programas de reciclagem e descarte adequado de eletrônicos, contribuímos para a preservação do meio ambiente e para uma sociedade mais consciente e saudável. A conscientização sobre a importância dessas práticas é o primeiro passo para garantir um futuro mais sustentável para todos.


10 visualizações0 comentário

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page