Nosso trabalho
Realizamos a desmanufatura e a descaracterização dos resíduos elétricos e eletrônicos de modo que seja possível recuperar e separar as partes que os compõem, ou seja, metais, plásticos, vidros e outros componentes que possam compor o equipamento.
A COOPERTEC dá ao resíduo eletrônico o destino correto evitando que metais pesados e outros elementos tóxicos entrem em contato com a natureza. Isso gera empregos e também um impacto social na comunidade, uma vez que promovemos oficinas de educação e conscientização em eventos organizados em parceria com outras instituições.
Possuímos um local apropriado em nossa sede para palestras e treinamentos, também é possível a solicitação de agendamento para palestras nas empresas, escolas e qualquer local que tenha interesse, com o objetivo de propagar a conscientização coletiva e também a divulgação dos serviços prestados pela nossa cooperativa.
No processo de Reciclagem recebemos lixo eletrônico (equipamentos, componentes e acessórios de eletroeletrônicos) com a finalidade de desmontar, triar os resíduos resultantes e encaminhá-los para reciclagem ou disposição final adequada.
Nosso trabalho é dividido em 6 Etapas:
1. Recebimento: essa etapa é comum às duas vertentes do processo, nela o consumidor realiza o descarte de seu resíduo eletrônico, seja levando pessoalmente até a empresa ou por meio de coletas agendadas.
Nessa etapa recebemos também equipamentos vindos da aquisição de lotes de empresas.
2. Triagem: essa etapa são selecionados e separados os equipamentos por linhas:
-
Linha branca: Grandes eletrodomésticos. Exemplo: Fogão, máquinas de lavar, microondas, dentre outros.
-
Linha azul: Pequenos eletrodomésticos e ferramentas. Exemplo: Parafusadeira, furadeira, liquidificador, ferro de passar, batedeira, dentre outros.
-
Linha verde: Equipamentos de informática e telefonia. Exemplo: Computador, servidor, notebook, impressora, telefones, celulares, placas e componentes deste equipamentos, dentre outros.
-
Linha marrom: Equipamentos de áudio e vídeo. Exemplo: Som, TV, vídeo game, home theater, dentre outros.
(clique aqui e conheça a lista de materiais que você pode decartar conosco)
3. Descaracterização: essa é a última etapa comum às duas vertentes do processo, é uma etapa de proteção à marca e dados do cliente. Durante o processo de manufatura reversa todos os logotipos, selos, etiquetas são retirados, destruídos ou retornados ao cliente.
De acordo com a necessidade do cliente, todos os itens que possam conter dados, como discos rígidos ou cartões de memória são destruídos para garantir a segurança.
4. Desmonte: essa etapa do processo é exclusiva da vertente de reciclagem, nela é realizada o desmonte dos equipamentos por pessoas especializadas, utilizando ferramentas e kit de EPIs adequados.
5. Triagem II: Nessa etapa é realizada a separação dos materiais com potencial de reciclagem dos materiais potencialmente contaminantes. Cada material reciclável é separado de acordo com sua categoria, como metais, placas e plásticos.
Posteriormente são divididos em suas subcategorias, como metais: ferro, cobre, alumínio, aço inox e outros; Placas: leve, intermediária, pesada, marrom e outras, e por fim, plásticos: ABS, PS, acrílico e outros.
6. Destinação de resíduos: essa é a última etapa, nela os materiais já triados são enviados para empresas parceiras especializadas na reciclagem ou processamento adequado dos componentes retirados nas etapas anteriores.